Turismo

Cabo Frio – Capital do Sol

O município de Cabo Frio está localizado no interior norte do Estado do Rio de Janeiro, Costa do Sol, é considerado o principal ponto turístico da Região dos Lagos. É famoso por suas excelentes praias oceânicas ideais para praticar todo tipo de esportes náuticos, e por suas numerosas dunas de areia fina e branca. Um dos seus monumentos mais importantes, símbolo do município, é o Forte de São Mateus, localizado em uma das praias mais bonitas e visitadas de toda a zona, a praia do Forte. Além disso, todo o município é conhecido por seus grandes atrativos turísticos e sua boa infra-estrutura hoteleira.

HISTORIA

A Presença humana no município de Cabo Frio remonta-se aos tempos antigos, ha mais de 6.000 anos, como assim testifica os restos arqueológicos localizados em todo o seu território. Posteriormente foi habitada por numerosas tribos indígenas, uma das mais conhecidas foi a dos Tamoios.

Os princípios do século XVI, ano 1503, Américo Vespúcio descobriu estas maravilhosas terras. Todo este século caracterizou-se pelos constantes ataques de piratas franceses, ingleses e holandeses para conquistar toda a zona, devido a sua excelente situação geográfica.

Foi conquistada pelos franceses durante 20 anos, até o ano 1575 momento no qual ocorreu um dos acontecimentos históricos mais importantes, 'A Guerra do Cabo frio', onde o governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema, apoiado por um poderoso exército expulsou os franceses da zona.

No ano de 1615 foi fundada a cidade conhecida em um princípio como Santa Helena, um ano mais tarde foi elevada a município passando a chamar Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio. Foi neste século que construíram seus principais símbolos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e o Forte de São Mateus.

Os séculos posteriores foram momentos de grande esplendor para o município. Sua principal fonte econômica era a agricultura e suas terras eram trabalhadas por escravos, mas no século XIX a abolição dos escravos motivou uma pequena crise emtoda a zona, da qual só recuperou-se com a chegada da indústria pesqueira e o turismo no final deste século.



Hoje em dia a beleza de seu ambiente converte Cabo Frio em um dos principais municípios turísticos do Estado do Rio de Janeiro, e o turismo é o principal motor de sua economia. Os turistas são atraídos por seu belo litoral repleto de praias de extrema beleza com areia branca e águas cristalinas frequentadas pelos amantes dos esportes náuticos, especialmente a pesca, o mergulho e o surf.

PASSEIO TURISTICO


<i>Imagem sem descrição</i>Forte de São Mateus - O Forte de São Mateus, símbolo do município, foi construído no século XVII pelo português Estevão Gomes, para proteger toda a zona dos contínuos ataques piratas. Localiza-se na praia do Forte, uma das mais belas do município, e atualmente é sede do Museu Histórico Naval de Cabo Frio.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção está situada na Praça Porto Rocha, centro da cidade. É a Igreja mais antiga da cidade, construída no ano de 1615, sua arquitetura combina os estilos jesuíticos e barroco. No seu interior destacamos a imagem da sua padroeira.

Igreja de São Benedito  - A Igreja de São Benedito está localizada no Bairro da Passagem, Largo de São Benedito. Foi construída no começo do século XVIII e nas suas origens utilizada pelos escravos negros.

Capela de Nossa Senhora da Guia  - A Capela de Senhora Senhora da Guia foi construída no ano 1740 pelos frades Franciscanos em cima do Morro da Guia, Largo de Santo Antônio. Frente à capela construíram o Cruzeiro de Pedra de Santo Antônio e todas suas imediações são conhecidas pelas maravilhosas vistas da costa do Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Convento Nossa Senhora dos Anjos  - O Convento Nossa Senhora dos Anjos é um belo conjunto arquitetônico situado aos pés do Morro da Guia, no Largo de Santo Antônio, com planta quadrangular e um pequeno claustro no seu centro. Foi inaugurado no ano de 1686 e desde o ano 1924 em seu interior encontra-se instalado o Museu de Arte Sacra de Cabo Frio e uma sala de exposições de pintura. No ano de 1957 foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Museu de Arte Sacra   - O Museu de Arte Sacra de Cabo Frio está localizado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio. Destacam as interessantes coleções de arte sacra e peças barrocas que podemos encontrar no seu interior.

Museu do Mar  - O Museu do Mar está localizado na Avenida Barão do Rio Branco e foi inaugurado no ano de 1987. Conta com umas excelentes instalações com mais de 100 aquários, onde convivem todos os tipos de peixes, moluscos e crustáceos de água doce e salgada.

Museu Histórico Naval  - O Museu Histórico Naval está localizado na Rua Marechal Floriano, no interior do Forte de São Mateus. Guarda interessantes coleções relacionadas com o mundo marinho, documentos, fotos e numerosos objetos e moedas resgatadas dos principais naufrágios ocorrido na zona.

Teatro Municipal de Cabo Frio  - O Teatro Municipal de Cabo Frio inaugurado no ano de 1997, está localizado nas imediações da praia do Forte, junto a secretária de Turismo. É um dos centros culturais mais importantes do município e no seu interior realizam ao longo de todo o ano várias obras teatrais, entre outros atos.

Casa da Cultura - Charitas  - A Casa da Cultura conhecida popularmente como Charitas, está localizada em um edifício do século XIX situado na Avenida Assunção, utilizado nas suas origens como orfanato. No seu interior realizam-se diferentes cursos e exposições culturais.

Rua dos Biquínis  - A Rua dos Biquinis, ' Maior Polo de Moda Praia do Brasil', é a zona comercial mais importante de Cabo Frio, lugar onde realizam-se importantes feiras e mercados ao longo de todo o ano dedicados especialmente em roupa de verão. Localiza-se no bairro da Gamboa e um dos seus produtos mais famosos e vendidos é o Biquíni, daí o nome da rua.

Ponte Feliciano Sodré  - A Ponte Feliciano Sodré foi inaugurada no ano de 1926 para unir o centro da Cidade com o bairro da Gamboa, onde destaca a Rua dos Biquínis. É um dos monumentos modernos mais admirados pelos cidadãos e pelas noites recebe iluminação diferente segundo seja a estação do ano.

Fonte do Itajurú   - A Fonte do Itajurú está situada na Avenida Julia Kubitschek, no interior do Parque do Itajurú. Foi construída no ano de 1847 e está decorada com azulejos azuis portugueses do século XVII.

Morro da Guia   - O Morro da Guia é uma pequena formação montanhosa com 120 metros de altura situada às margens do Oceano Atlântico, no Largo de Santo Antônio. Possui umas vistas maravilhosas de todo o litoral e no seu cume encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Guia.

Reserva de Sambaquis   - A Reserva de Sambaquis é um sítio arqueológico onde se descobriram numerosos restos de tribos pré-históricas. Localiza-se em um dos lados da Praia do Forte e pode ser visitada.

Parque das Dunas   - O Parque das Dunas de Cabo Frio é uma área natural protegida, localizada na estrada que conduz ao município de Arraial do Cabo. Foi fundado no ano de 1988.

Duna - Dama Branca Dama Branca é uma das dunas mais extensas e famosas do município de Cabo Frio. Localiza-se na praia das Dunas e destacam-se as excelentes vistas que se obtêm desde suas imediações.

Ilha do Papagaio  - A Ilha do Papagaio é a mais próxima de Cabo Frio e destaca pela grande quantidade de flora e fauna marinha que rodeia todo o seu ambiente.

Ilha dos Anjos A Ilha dos Anjos é conhecida por ser o lugar onde se pesca o melhor camarão de toda a região.

Ilha Comprida   - A Ilha Comprida é frequentada pelos amantes do mergulho e da pesca submarina.

Ilha do Japonês A Ilha do Japão é uma pequena ilha localizada no interior do Canal do Itajurú.

Canal do Itajurú   - O Canal do Itajurú une a Lagoa de Araruama com o Oceano Atlântico e no seu interior localiza-se a Ilha do Japonês. Nas margens de seus 6 Km navegáveis existem residências, mercados de peixe e clubes náuticos e realiza-se a feira de artesanatos mais famosa de toda a região.

Canal do Palmer   - O Canal do Palmer é navegável para pequenas embarcações e no seu interior encontram-se a Ilha da Conceição e a Ilha dos Anjos. Nas suas imediações destaca-se o monumento do Anjo Caído.

Lagoa de Araruama   - A Lagoa de Araruama possui uma área de 220 Km2 e é a maior lagoa hipersalina do Brasil. Encontra-se ligada ao mar pelo Canal de Itajurú.

PRAIAS



Praias - As praias do município de Cabo Frio são praias de extrema beleza que caracterizam-se por suas areias brancas e águas cristalinas, freqüentadas pelos amantes dos esportes aquáticos. Existem praias para todos os gostos desde urbanizadas com todos os serviços necessários até as virgens freqüentadas pelos amantes da tranqüilidade. Destaca-se a praia do Forte, conhecida também como praia do Cabo e praia da Barra, famosa por sua fortaleza e por seus locais de animado ambiente noturno. 

  • Praia do Coqueiral / Palmeiras
  • Praia do Siqueira
  • Praia de São Bento
  • Praia do Peró
  • Praia das Conchas
  • Praia Brava
  • Praia do Forte
  • Praia Dunas
  • Praia do Foguete
publicidade

Primeira Feira Mística
Parque das Ruínas




siga-nos